terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia 2 - Despertar consciências

Ouvi falar dum medo, um mal-estar profundo, uma comichão constante causada pela culpa. Não vou estar entre vós muito tempo. Acredito que se Deus criou o mundo em sete dias, eu posso deixar uma mensagem profunda na politica no mesmo intervalo de tempo.
Quero deixar bem claro que amo a politica e mais do que qualquer partido amo a vida e esta cidade.
Amo a vida, o ser humano criado não para fazer guerras mas para partilhar vidas em conjunto com objectivos comuns. A mensagem que pretendo deixar é simples e não perturbará ninguém. Não temeis amigos.
Pretendo lembrar que só pequenos “excessos” em tempos conturbados causam mudanças de rumo na História já longa do Homem. A “presunção” de achar que se está mais certo que um semelhante pode ser dramaticamente negativa quando é usada para proveito próprio e auto-vangloriamento mas não é isso que eu pretendo aqui.
Ouvi dizer que também pode descansar todo um planeta social na Maia quanto a isso. Apenas quero entrar dentro da praça politica de cada um e lembrar que foi criada para servir uma cidade e os seus cidadãos, não interesses pessoais e reinados absolutistas. A cena política não precisa necessariamente de ser um teatro de actores e marionetas com vilões grandes e pequenos, ladrões, falsos heróis e mendigos.
Ouvi dizer que o Homem teme sempre aquilo que desconhece e ouvi dizer que é do medo que surge a revolta e a mudança.
Penso que seria útil à Maia que dessa mudança nascesse algo marcadamente positivo. Apenas pretendo despertar algumas consciências. Para quem ainda as tem.

Ouvi dizer.

Sem comentários: